31 de ago. de 2010

Capitulo 5

Posted by sandry costa On 8/31/2010 2 comments


Amizade impossível

Murgen

Treze anos antes.
_Mamãe, mamãe! 
_Sim pequena Murgen! – Murgen me encontrou, fazendo minha tarefa, cuidando de uma baleia doente.  
_Mãe como é a superfície? – novamente essa pergunta, ela não desiste.
_É como já disse Murgen. Não há água só ar e o povo de lá não tem calda e sim uma coisa estranha no lugar. Essas coisas os fazem andarem como os cavalos marinhos, na vertical. Sob esse povo temos o céu que é onde vivi os grandes mestres, como o Pseidom.
_Como os cavalos marinhos?!  - a confusão refletia nos pequenos olhos prata de minha única filha.
_Não exatamente igual. Parecido! – pausei para suspirar, essa deve ser a milésima vez que respondo as mesmas perguntas – Não sei explicar direito!
_Porque não podemos falar com eles, mamãe?
_Claro que podemos! Os mestres, sempre, ouvem nossas preces.
_Não mamãe.  Não os mestres. O povo da superfície. Porque não podemos falar com eles?
_Porque são maus, matam o que não compreendem. E os humanos não compreendem o que somos. – esse assunto realmente me incomoda. – Invadem nosso lar e matam nossa gente, nossos peixes. Sei que o grande eu sou, disse que eles pescariam e deveríamos aceitar, mas abusam. E é para isso que existimos. Para proteger as águas e tudo que nela habita, desses abusos.
_Eles também matam crias mamãe? – minha intenção não foi assustar a Murgen, de maneira alguma, mas parece que já assustei. Ela não precisa saber da verdade, ainda é cedo.
_Calma Murgen. Não fique assustada. Eles não vão te fazer nenhum mal. Ate porque, você só vai à superfície quando tiver dezesseis anos de nascida!
_O que é isso mamãe?
_O que é isso, o que? Respondi sem realmente entender.
_Nascida!  - esclareceu minha menina.
_Ah sim! Quando contamos a partir do dia que saiu do ovo, chamamos de nascida. – percebi que ela Francia a testa no esforço de compreender – E quando completa 16 anos de nascida e pode ir à superfície, que é um renascer de certa forma, voltamos ao inicio e contamos de novo. Entendeu?
_Acho que sim mamãe!  - sorri para minha menininha. Esta crescendo tão rápido!
_Agora vá brincar você é nova demais pra se preocupar com isso.
_É só que... – Murgen hesitou fitando o seu betta azul.
_Só que ô que? Indaguei.
_Não gosto de ter que parar as caças, toda vez que a água viva sobe. Quero poder pega-las!
***
Três anos depois.
_Não!  Você perdeu o juízo Murgen!  - meu amigo acinzentado falou bravo.
_Acalma-se Fred.  Só vou pegar-la. – meu golfinho soltava sons de angustia pela minha teimosia. Eu estava muito perto da superfície. A água viva, alvo de nossa disputa, acabou de subir e eu posso pega-la. – falta pouquinho agora! 
_Murgen, sua travessa, estamos perto da praia, se não sabe pode ter humanos lá – às vezes, eu queria não poder entender os animais marinhos, só para não ouvir esse tipo de coisa! 
_Não seja burro Fred! Estamos em Atlântic, e é uma ilha deserta, mamãe diz que só os mestres vêm aqui.
_Com certeza, a rainha Mary Walter, também disse que é proibido, até você ter 16 anos! – me corrigiu ameaçador. Parei e perguntei.
_Fred você não vai contar a ela?! Não é?! 
_Porque não contar? É esse meu trabalho! Tomar conta de você. – ele estava certo de que deveria fazer isso.
Eu detesto fazer isso, mas... Não tem outro jeito. Olhei em seus olhos os prendendo aos meus. _Fred você não vai contar, nada do que vou fazer agora, para o rei e a rainha. – usei meu dom – seu olhar ficou vazio e logo concordou com um aceno de focinho.
 Minha voz firme faz com que, acredite que se decidiu sozinho. Não sei se funciona com pessoas, mas com os bichos tenho certeza, não é a primeira vez que uso. Descobri que posso os fazer mudarem de opinião, tem pouco tempo. Nunca tive coragem de tentar com meus pais. E graças a esse dom. Agora, vou finalmente pegar a maior água viva, mostrar a todos, que posso participar desse esporte. Estiquei-me e minhas mãos não receberam a queimadura que esperava, mas tocaram outras mãos. Mãos macias e secas!
Uma menina, de cabelos marrons e olhos azuis, que parecia ter o mesmo tempo que eu, solta minhas mãos e sorri pra mim. E agora?!
***
_Oi! – a menina estranha disse, segurava minha água viva em uma das mãos.
_Você fala? Nossa! Seus olhos são diferentes! - Falou seguindo meu olhar ate a água viva.
_Você a quer? - Fiz que sim com a cabeça. Ainda com medo de falar.
_Então toma! - Hesitei em pegar. Ela encolheu as mãos murmurando:
_É, elas queimam mãos humanas. Minha mãe já me disse isso! – a menina esta na areia clara, como as do fundo das águas, só que secas!
_Meu nome é Hera, você quer brincar? – Ela esperou minha resposta que não veio. A menina me assusta. Não tem calda, é como se tivessem cortado no meio e onde deveriam estar suas barbatanas, tem uma coisa plana e com divisões nas pontas. Bizarro!
_Fique em pé. – me pediu sorrindo, se soubesse o que é isso atenderia. - Aqui é raso. Não precisa ficar sentada ai pra sempre!
_ O que é sentada? Perguntei curiosa, gostei da menina, apesar das bizarrices, queria atende-la.
_O que?! Você não sabe o que é sentar? - Ela balançou a cabeça e dobrou a coisa estranha que tava no lugar da calda. – isso é sentar! - A menina sorria. – agora estou sentada!
_Qual o nome disso? - Apontei para a coisa que estava dobrada.
_O que? Isso? – ela, pois as mãos na tal coisa – São minhas pernas! E você fala afinal!
_E o que é isso? - Agora apontei para a coisa plana.
_Meus pés! São iguais aos seus não? Você não é humana?
_Humana! Você diz o povo da superfície!  - pausei pensando o que ela queria dizer com isso - Não. Não sou humana! Você é. Não?
_Povo da superfície?! Repetiu confusa – Não. Não sou humana! – Francia a testa, então tentei explicar!
_Meu nome é Murgen, Sou uma Walter! – Levantei minha calda para ela ver. E quem parecia assustada agora, era ela!
_Você é uma sereia! – falou surpresa.
_Sereia?! O que é isso? Não sou isso. Sou um Walter. E você o que é?
***

Fic em conjunto

Capitulo Marilan

2 comentários:

nossa q encontro lindo e marcante eu gostei miuto do dialogo delas Marilan parabens vc escreve muito bem ........e eu amo essa fic

Postar um comentário

Não esqueça de comentar, isso incentiva os escritores e também a mim que tento agradar a vocês.